domingo, 17 de janeiro de 2010

Tux Paint e outras ferramentas

A procura por novos programas explorados pelas crianças continuou fora do âmbito das aulas.


Existe uma ferramenta bastante interessante, que ajuda a criança a desenhar no computador, proporcionando momentos de criatividade e muita imaginação.





Também o artpad, faz parte desta gama de ferramentas, cativadoras e estimulantes para o desenvolvimento intelectual da criança.


Encontrámos mais ferramentas que ajudam a criança no manuseamento do teclado e do rato e, ao mesmo tempo, desenvolvem o raciocínio matemático, bem como competências na aprendizagem da Língua Portuguesa. Contudo, estas que enunciámos acima, são aquelas que nos despertaram mais interesse.

Reflexões Finais

Com o final do 1º semestre, termina esta unidade curricular.

Muitas foram as aprendizagens, algumas dificuldades, muitas experiências e um acumular de competências e estratégias.
Elaborámos duas reflexões finais, pertencentes a cada uma de nós, com todas as aprendizagens e opiniões.

Reflexão Zuleika
Reflexão Inês

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"O Magalhães"

A nossa opinião:

No âmbito desta unidade curricular, era previsível falarmos sobre o computador "Magalhães" e as suas potencialidades educativas. Quando um professor imagina uma aula com recurso às TIC, é normal que surjam questões diversas, como gestão de tempo, espaço e equipamentos. A possibilidade de utilizar os meios informáticos na sala de aula pode ajudar os professores a perspectivar formas diferentes de ensinar e de construir um currículo inovador e mais adaptado às necessidades específicas dos alunos e às exigências de uma sociedade em contínua evolução. Não quer isto dizer, que o simples facto de se colocar à disposição meios informáticos na sala de aula, se passe a aprender ou até mesmo a ensinar, de forma mais eficaz.
Os professores têm de deter conhecimento sobre as potencialidades pedagógicas das ferramentas informáticas disponíveis assim como das vantagens, limitações e riscos inerentes à sua utilização em contexto educativo.

O Magalhães não necessita de ser utilizado todos os dias. Pode ser utilizado para apoiar o trabalho nas várias áreas disciplinares.Contudo, as actividades realizadas com o computador deverão ser construtoras de significados para os alunos e para a turma.


Magalhães

Magalhães para os pequenotes

Banda Desenhada

Durante as aulas de TIC a professora mostrou-nos alguns sites de fácil utilização para elaboração de banda desenhada, no intuito de explorar a criatividade e o domínio de diálogos. Explorámos três sites distintos em que cada um deles apresenta características específicas. O site http://stripgenerator.com/create/ é o mais simples de usar e nele pode-se criar tiras deste género:




Verificamos, então:
• A cor do fundo será sempre branca, as personagens bem como os objectos e os balões são sempre em preto ou branco;
• As personagens podem ser alteradas, podendo escolher o tipo de cabelo, de olhos, boca, cara, e corpo;
• Existe a possibilidade de aumentar a personagem/objecto e rodá-la, bem como os balões;
• Podemos escolher três tipos de balões: pensamento, diálogo e de narração



Outra ferramenta, de banda desenhada, apresentada pela professora foi a do site http://www.makebeliefscomix.com/Comix/. Esta ferramenta é um pouco mais completa do que a anterior.





Nesta ferramenta podemos:
• Colocar uma cor de fundo;
• Escolher a cara de cada personagem reflectindo uma determinada emoção, podendo o utilizador escolher a emoção que melhor se aplique à história que quer contar.
• Escolher balões de pensamento e de diálogo, no entanto não existe nenhum para fazer uma narração.



A última ferramenta disponibilizada pela professora para a elaboração de tiras de banda desenhada é a do site http://pixton.com/uk/comic/g4qe262h. Esta é a mais completa das três, sendo também um pouco mais complexa, tornando a sua utilização um pouco mais difícil. Retiramos do site acima referido um exemplo, que se encontra disponível a todos, de uma possível banda desenhada:




Com esta ferramenta podemos:
• Colocar um fundo quer seja de cor ou a imagem de um jardim, por exemplo;
• Colocar mais personagens, sendo as mesmas mais reais;
• Colocar balões de pensamento, diálogo, e narração e ainda, palavras que dêem a sensação de som como por exemplo, o “smooch” como mostram o exemplo acima mostrado.


Inventar uma BD é muito mais estimulante para as crianças do que para nós.

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Wordle




O wordle é outra ferramenta digital que está disponível para todos na Web, no site http://www.wordle.net/. Esta ferramenta forma “nuvens de palavras” a partir de um texto. Qualquer um de nós tem a liberdade de ajustar as nuvens conforme os nossos gostos no que toca ao esquema de cores, às letras, etc.


Esta funcionalidade pode ser utilizada, não só como forma de divertimento, mas também adequá-la nas actividades de Língu Portuguesa. Numa primeira fase, podemos solicitar que os alunos construam uma história a partir das palavras que visualizam na "nuvem", não esquecendo de dar uma maior importância às paalvras com mais destaque.

Outra actividade será, apresentarmos um texto do conhecimento dos alunos e estes terão de descobrir de que texto se trata. O texto poderá estar apresentado em forma de fábula, poema, provérbio, conto, música, entre outros.

O exemplo que demos foi com a fábula: A Tartaruga e os Patos, de Jean de La Fontaine.

Photostory





O photostory é uma ferramenta informática da Microsoft, também, de distribuição livre que nos permite criar histórias visualmente divertidas recorrendo a imagens, sons, fotos, músicas e palavras.
Esta foi outra das ferramentas que explorámos durante as aulas. Para esta actividade, construção de um filme, o tema que escolhemos foi "Os animais da Quinta".

A Quinta do Tio André



Para quem ainda não conhecer esta ferramenta e esteja interessado deixamos o link de onde podem baixar o programa bem como outro link com um manual de utilização:

Download
Manual





Fonte da imagem: http://jennasmith0508.files.wordpress.com/2009/09/photostory2.jpg

A televisão e a Escrita

As crianças de hoje em dia pertencem a uma geração que está rodeada de imensos jogos, meios audiovisuais e multimédia, acesso à internet, computadores e outros equipamentos electrónicos. Assim, estas têm acesso ao mundo de uma forma mais informada e interessante tornando-se pessoas mais cultas.

Existem inúmeros programas televisivos que de uma forma educativa tratam a Língua Portuguesa. Podemos então referir uma das melhores séries pedagógicas dos últimos anos (de que nos lembramos de assistir), a Rua Sésamo. Esta tinha como finalidade entreter as crianças mais novas e ao mesmo tempo possuía um carácter pedagógico, pois existiam várias alusões ao alfabeto, números, cores, formas, tolerância ética, entre tantos outros.


Este pequeno excerto da série mostra uma das formas em que esta série abordava a língua, tendo sempre em atenção, o grafismo:




Agora temos um exemplo de uma série educativa mais actual, a ilha das cores ainda em exibição na rtp2, podemos ver também a forma educativa como são tratados inúmeros temas para além da língua, tal como na Rua Sésamo.







Para além de séries e desenhos animados destinados a crianças, começaram a existir canais televisivos, exclusivamente, dedicados a crianças e jovens. Um deles é o canal Panda que para além de transmitir desenhos animados com a função de distrair e divertir a criança, começou a preocupar-se em criar algo mais educativo. Foi aí que surgiu, por exemplo, o projecto “O cd Panda Vai à Escola”. Esta é uma colecção de dezoito temas indicado, sobretudo, a crianças em idade pré-escolar. Estas faixas têm ritmos alegres e interactivos que promovem a aprendizagem do alfabeto, dos números, a expressão corporal, o vocabulário, o inglês e as regras de comportamento.






As faixas deste cd são um bom exemplo de que apesar de todas elas serem educativas e tratarem importantes temas nem todas são alusivos à Língua Portuguesa. Deixamos dois exemplos para que se divirtam…



O Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro




Baseado na fábula medieval Le Roman de Renart, Aquilino Ribeiro escreveu O Romance da Raposa para um dos seus filhos, em 1924. Desde então, gerações e gerações de crianças já conhecem a vida repleta de aventuras de uma raposa chamada Salta-Pocinhas.


Exemplos de perguntas-tipo:
1. Indica quais as personagens que aparecem no excerto deste episodio.
2. A Raposa Salta Pocinhas teve que se esconder dos outros animais. Explica porquê?
3. Na tua opinião, foi a raposa que matou ou foi o lobo?



Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_s3xLSR9lTNU/SAbB4F6rcJI/AAAAAAAAAHg/rqEEpTsOPTE/s320/araposasaltapocinhasoc8.jpg

A Televisão



Cria-se a ilusão que a televisão reporta a realidade; contudo, é preciso compreender que não é mais do que a representação dessa realidade. Neste sentido, torna-se necessário desenvolver nas crianças competências para que possam analisar e avaliar as mensagens dos media.
A televisão faz parte da vida das crianças, entretendo, educando e informando-as. Podemos utilizar a televisão como um meio educativo, se a trabalharmos para esse objectivo.


Na introdução deste tema, realizámos uma recensão crítica com base no texto "Educação para a Televisão e aprendizagem do Português - Um estudo prospectivo", de Fernanda Botelho.




Fonte da imagem:http://diganaoaerotizacaoinfantil.files.wordpress.com/2008/07/rabbit.jpg

A Internet




O “admirável novo mundo da internet”, possibilita a comunicação à distância entre as pessoas, a consulta de milhares de livros do mundo, a qualquer hora e a partir de qualquer local e sem custos.

Nos últimos anos, a internet tem vindo a entrar no quotidiano de pessoas de todo o mundo, a nível familiar, profissional e escolar.
As crianças e os jovens participam nesta tecnologia, como se tivessem "nascido" com computadores nas mãos. A verdade é que são eles os professores dos adultos nesta questão da internet.

No entanto, é imprescindível questionarmo-nos para os benefícios e malefícios deste instrumento tão poderoso e tão presente na vida daqueles que serão o nosso futuro.

[A par desta temática, foi realizada na Fundação Calouste Gulbenkian uma conferência com o tema Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital. Colocamos aqui, algumas das apresentações realizadas, bem como estudos efectuados sobre esta problemática.]

Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital

Fonte da imagem: http://nem1e99.files.wordpress.com/2009/04/internet1.jpg

JClic



O JClic é um programa informático de distribuição livre que tem vindo a ser construído pela Universidade da Catalunha. Este é um instrumento de construção, visualização e difusão de actividades didácticas, como por exemplo: puzzles, exercícios com texto, sopra de letras, associação de figuras com imagens, entre outros.


Durante as aulas tivemos a oportunidade de utilizar esta preciosa ferramenta informática. O tema que escolhemos para elaborar o nosso projecto do JClic foi a Higiene, onde elaborámos tarefas de sopa de letras, puzzles, palavras cruzadas, descobrir o par.
O público-alvo que seleccionámos para as actividades que construímos são os alunos do 1º ciclo, mais propriamente os 2º e 3º anos de escolaridade.


Higiene

Para quem ainda não conhecer esta ferramenta e esteja interessado deixamos o link de onde podem baixar o programa bem como outro link com um manual de utilização:

Download

Manual


Fonte da imagem: http://www.juntadeandalucia.es/averroes/centros-tic/41701951/helvia/sitio/upload/img/logo_jclic.jpg

Competências de Leitura e Escrita




Elaborámos uma recensão crítica do texto “o hipertexto e as práticas de leitura” de Eliane Arbusti Fachinetto.
Este texto tratou essencialmente o hipertexto, o texto digital e o texto impresso. O hipertexto é um documento que pode ser lido da esquerda para a direita e de cima para baixo mas isso não quer dizer que este promova uma leitura linear. Quando lemos um texto desta natureza temos que ter muita atenção para não nos dispersarmos dos nossos objectivos, o que é muito fácil.




Um blog, blogue em português, é um site na Web que permite publicar comentários ou notícias sobre assuntos que nos despertem interesse.
Geralmente, num blogue existe, simultaneamente, texto, imagens, hiperligações, músicas, vídeos.
Os blogues possibilitam ainda a possibilidade dos seus leitores/seguidores deixarem comentários e interagir com o ou os autores do blogue.









Fonte das imagens:http://1.bp.blogspot.com/_ykaIrQ_0uiE/SGmBHMitlUI/AAAAAAAAAbQ/c3hZzlngO4M/s400/blog%5B1%5D.jpg; http://2.bp.blogspot.com/_aY7SSBzBiyA/SgIP9j3TRBI/AAAAAAAAALo/Z2lHJlkSNcY/s320/uuuu.bmp

Literacias e Cidadania



A partir dos textos: Globalização e cidadania: Reflexões Soltas, por Fernanda Botelho; Textos e literacias, por Fernanda Botelho; Novo conceito/Nova aprendizagem, por António Dias Figueiredo; Educação e novas tecnologias, por João Paz; Será k a lguagem ds testes tá a mudar?, por Barbara Wong elaborámos duas recensões, pertencentes a cada uma de nós. Nas nossas recensões evidenciamos a importância da globalização ligada às novas tecnologias de informação e o que esta junção tem originado.

As sociedades actuais cada vez mais, caracterizam-se pela globalização de informação e comunicação, consequência dos movimentos migratórios. O que resulta na aquisição de uma mentalidade diferente por parte dos cidadãos, originando mudanças culturais e civilizacionais. Visto isto, a educação terá de se adaptar a um mundo com, muita informação, multicultural, globalizado e veloz. Por outro lado a globalização estimula a aprendizagem de línguas valorizando-as e às respectivas culturas, o que se torna num meio de acesso ao outro e num instrumento pessoal e intercultural.
As novas tecnologias contribuíram, também, para a alteração do conceito de literacia, se antigamente o conceito de literacia significava que o indivíduo soubesse ler, escrever, contar, actualmente é um conceito muito mais complexo. Assim a literacia, actualmente, será uma competência conseguida quando as mensagens forem, verbais, através de imagens, sons, ou media, e suportadas pelas tic.

Recensão Inês
Recensão Zu

Fonte da imagem: http://www.lerparaver.com/files/imagens/literacia_digital.jpg

Ferramenta «Diigo»


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Quando queremos guardar uma página da internet que achamos de carácter importante, colocamos nos Favoritos do nosso computador. O que acontece é que apenas fica registado no nosso computador. Por esta razão foi criada uma ferramenta on-line de investigação. A sua finalidade é organizar informações recolhidas e, ao mesmo tempo, partilhá-la com outras pessoas, trocando informação.
Não se trata, apenas, de juntar um conjunto de informação, mas também, a possibilidade de adicionar comentários, destacar textos que consideremos mais pertinentes.
Nesta unidade curricular utilizámos esta ferramenta, para podermos seleccionar, organizar e partilhar as diversas pesquisas efectuadas pelas alunas do curso da LEB, sobre a Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, entre outros temas que consideremos importantes.




Fonte da imagem: http://www.diigo.com/images/press/diigoLOGO_transparent.png

Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação




Este é um assunto muito importante e actual, que quase constitui uma problemática, pois a diversidade de opiniões é muito grande.
Para que estas sejam um suporte educacional frequente (se possível efectivo) é necessário criar complexos processos de inovação em cada um dos muitos aspectos da escolaridade.
Podemos afirmar que se as tecnologias forem usadas adequadamente têm um grande potencial para melhorar o ensino e a aprendizagem.



Na sociedade da informação, as novas tecnologias vêm a oferecer a toda a
escola um espaço enriquecedor, com os mais variados instrumentos de informação,
possibilitando aos mesmos um aprendizado amplo.

O grande impacto da tecnologia em relação à educação está no futuro das pessoas e, especialmente, daqueles que hoje estão a iniciar a sua alfabetização.





Fonte da imagem: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/editorial/13-10-08_01.jpg