domingo, 13 de junho de 2010

Módulo A - A didáctica das línguas: alguns conceitos básicos

O programa desta Unidade Curricular é composto por três módulos, dos quais cada um visa um determinado conjunto de competências por nós a adquirir. Posto isto, ao darmos como concluído o primeiro módulo A didáctica das línguas: alguns conceitos básicos, realizámos uma síntese dos conteúdos abordados neste tema.

Leituras Complementares

Ao longo do semestre desta unidade curricular estivemos em contacto com um leque diversificado de documentos sobre a Língua Portuguesa. Muitos foram aqueles trabalhados em aula e tutorias, no entanto existiram alguns textos que ficaram por analisar. Neste sentido, decidimos fazer algumas leituras complementares, criando resumos dessas mesmas leituras. A escolha dos textos incidiu sobre a sua pertinência, no nosso ponto de vista.


Introdução à Didáctica do Português

Com o início do semestre e, mais propriamente, desta unidade curricular foi necessário fazer um levantamento dos nossos conhecimentos sobre a Língua e o seu desenvolvimento, visto que já tínhamos trabalhado este tema em unidades curriculares anteriores, nomeadamente em Língua e Linguística Portuguesa e Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. O resumo apresentado visa a leitura e análise de dois textos fornecidos no início das aulas, sobre desenvolvimento e linguagem, com alguns conceitos pertinentes.
(Realizado por Zuleika Lo Coco - Corrigido)


Comunicação e Competência Comunicativa


Resumo do texto de Clara Ferrão Tavares, onde esta define o conceito de comunicação e de competência comunicativa, bem como a sua importância.
Este texto, procura essencialmente definir e explicar as diferenças e as semelhanças entre estes dois conceitos. De forma que o leitor os interiorize de forma simples e sintética.
(Realizado por Inês Gomes)


A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no jardim-de-infância.

Resumo do texto de Maria Cristina Vieira da Silva que fala sobre a importância das actividades de consciência linguística em crianças de jardim-de-infância.
Este texto fala essencialmente da importância que as actividades de consciência linguística podem ter no desenvolvimento das crianças quando estas são planificadas, bem estruturadas e desenvolvidas até ao máximo pelo educador.
(Realizado por Inês Gomes)

Descobrir o princípio alfabético

O resumo elaborado baseia-se na leitura e análise de um excerto da Análise Psicológica sobre o princípio alfabético, de Ana Cristina Silva. Este documento centra-se no caso da aquisição da literacia, apresentando exemplos de experiências infantis ao nível da aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita.
(Realizado por Zuleika Lo Coco - Corrigido)

sábado, 12 de junho de 2010

Conhecimento da Língua - Dimensão Gráfica

A participação das crianças, em idade pré-escolar, em actos de escrita é um alicerce fundamental para o futuro desenvolvimento da competência escrita. Este treino, se assim lhe podemos chamar, pode proporcionar a descoberta da representação ortográfica, bem como a sua importância no ensino da Língua Portuguesa. Se acriança apresentar um domínio reduzido na ortografia, isso será um obstáculo na relação que a criança terá com a escrita.

Para o desenvolvimento desta competência, propomos um conjunto de actividades, direccionadas para os diferentes ciclos de ensino, nomeadamente, Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Apresentamos também a análise e correcção dos erros ortográficos de uma produção em Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 3º ano do Ensino Básico. (Reformulado)

Conhecimento da Língua - Oralidade

A compreensão oral envolve a recepção e a decifração de uma mensagem, o que implica o acesso à informação linguística registada na memória. Assim este tipo de actividades serão importantes para que a criança treine esta capacidade e ao fim de algum tempo seja capaz de receber e decifrar uma mensagem. Ou seja, compreender realmente aquilo que lhes é contado ou que ouvem.

Elaborámos três actividades para desenvolver esta competência.
(Corrigido)

Conhecimento da Língua - A consciência fonológica

O trabalho sobre consciência fonológica deve ser realizado o mais cedo possível com as crianças, promovendo o sucesso escolar, tanto a nível da escrita como da leitura.
Quanto mais as crianças trabalharem a consciência fonológica mais facilmente aprenderão a ler e a escrever de uma forma correcta.

No âmbito deste tema, tivemos uma proposta para elaborar um conjunto de actividades com vista ao desenvolvimento da consciência fonológica.
(Reformulado)

A formação em Língua Portuguesa

Resposta à questão colocada pela professora: Segundo Inês Duarte, o que significa ser um utilizador "proficiente da Língua Portuguesa", com vista ao seu desempenho como "profissional competente" nesta área?, relativamente ao documento publicado por Inês Duarte "Formação em Língua Portuguesa na dupla perspectiva do formando como utilizador e como futuro docente da língua materna."

Este trabalho foi realizado individualmente, por isso se encontram neste tema as respostas da Inês Gomes e Zuleika Lo Coco, respectivamente.

Introdução à Didáctica do Português

No âmbito da unidade curricular Introdução à Didáctica do Português, neste presente ano lectivo 2009/2010, correspondente ao 2º Semestre do 3º ano de LEB, foi solicitado às alunas que utilizassem, uma vez mais, este blog criado anteriormente para outra UC.


Dois documentos de máxima relevância para o ensino de L.P.:
Currículo Nacional - Competências Essenciais
Programa da Língua Portuguesa