Ao longo do semestre desta unidade curricular estivemos em contacto com um leque diversificado de documentos sobre a Língua Portuguesa. Muitos foram aqueles trabalhados em aula e tutorias, no entanto existiram alguns textos que ficaram por analisar. Neste sentido, decidimos fazer algumas leituras complementares, criando resumos dessas mesmas leituras. A escolha dos textos incidiu sobre a sua pertinência, no nosso ponto de vista.
Introdução à Didáctica do Português
Com o início do semestre e, mais propriamente, desta unidade curricular foi necessário fazer um levantamento dos nossos conhecimentos sobre a Língua e o seu desenvolvimento, visto que já tínhamos trabalhado este tema em unidades curriculares anteriores, nomeadamente em Língua e Linguística Portuguesa e Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. O resumo apresentado visa a leitura e análise de dois textos fornecidos no início das aulas, sobre desenvolvimento e linguagem, com alguns conceitos pertinentes.
(Realizado por Zuleika Lo Coco - Corrigido)Comunicação e Competência Comunicativa
Resumo do texto de Clara Ferrão Tavares, onde esta define o conceito de comunicação e de competência comunicativa, bem como a sua importância.
Este texto, procura essencialmente definir e explicar as diferenças e as semelhanças entre estes dois conceitos. De forma que o leitor os interiorize de forma simples e sintética.
(Realizado por Inês Gomes)Este texto, procura essencialmente definir e explicar as diferenças e as semelhanças entre estes dois conceitos. De forma que o leitor os interiorize de forma simples e sintética.
A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no jardim-de-infância.
Resumo do texto de Maria Cristina Vieira da Silva que fala sobre a importância das actividades de consciência linguística em crianças de jardim-de-infância.
Este texto fala essencialmente da importância que as actividades de consciência linguística podem ter no desenvolvimento das crianças quando estas são planificadas, bem estruturadas e desenvolvidas até ao máximo pelo educador.
(Realizado por Inês Gomes)Este texto fala essencialmente da importância que as actividades de consciência linguística podem ter no desenvolvimento das crianças quando estas são planificadas, bem estruturadas e desenvolvidas até ao máximo pelo educador.
Descobrir o princípio alfabético
O resumo elaborado baseia-se na leitura e análise de um excerto da Análise Psicológica sobre o princípio alfabético, de Ana Cristina Silva. Este documento centra-se no caso da aquisição da literacia, apresentando exemplos de experiências infantis ao nível da aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita.
(Realizado por Zuleika Lo Coco - Corrigido)
Sem comentários:
Enviar um comentário