domingo, 13 de junho de 2010

Leituras Complementares

Ao longo do semestre desta unidade curricular estivemos em contacto com um leque diversificado de documentos sobre a Língua Portuguesa. Muitos foram aqueles trabalhados em aula e tutorias, no entanto existiram alguns textos que ficaram por analisar. Neste sentido, decidimos fazer algumas leituras complementares, criando resumos dessas mesmas leituras. A escolha dos textos incidiu sobre a sua pertinência, no nosso ponto de vista.


Introdução à Didáctica do Português

Com o início do semestre e, mais propriamente, desta unidade curricular foi necessário fazer um levantamento dos nossos conhecimentos sobre a Língua e o seu desenvolvimento, visto que já tínhamos trabalhado este tema em unidades curriculares anteriores, nomeadamente em Língua e Linguística Portuguesa e Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. O resumo apresentado visa a leitura e análise de dois textos fornecidos no início das aulas, sobre desenvolvimento e linguagem, com alguns conceitos pertinentes.
(Realizado por Zuleika Lo Coco - Corrigido)


Comunicação e Competência Comunicativa


Resumo do texto de Clara Ferrão Tavares, onde esta define o conceito de comunicação e de competência comunicativa, bem como a sua importância.
Este texto, procura essencialmente definir e explicar as diferenças e as semelhanças entre estes dois conceitos. De forma que o leitor os interiorize de forma simples e sintética.
(Realizado por Inês Gomes)


A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no jardim-de-infância.

Resumo do texto de Maria Cristina Vieira da Silva que fala sobre a importância das actividades de consciência linguística em crianças de jardim-de-infância.
Este texto fala essencialmente da importância que as actividades de consciência linguística podem ter no desenvolvimento das crianças quando estas são planificadas, bem estruturadas e desenvolvidas até ao máximo pelo educador.
(Realizado por Inês Gomes)

Descobrir o princípio alfabético

O resumo elaborado baseia-se na leitura e análise de um excerto da Análise Psicológica sobre o princípio alfabético, de Ana Cristina Silva. Este documento centra-se no caso da aquisição da literacia, apresentando exemplos de experiências infantis ao nível da aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita.
(Realizado por Zuleika Lo Coco - Corrigido)

Sem comentários:

Enviar um comentário