quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"O Magalhães"

A nossa opinião:

No âmbito desta unidade curricular, era previsível falarmos sobre o computador "Magalhães" e as suas potencialidades educativas. Quando um professor imagina uma aula com recurso às TIC, é normal que surjam questões diversas, como gestão de tempo, espaço e equipamentos. A possibilidade de utilizar os meios informáticos na sala de aula pode ajudar os professores a perspectivar formas diferentes de ensinar e de construir um currículo inovador e mais adaptado às necessidades específicas dos alunos e às exigências de uma sociedade em contínua evolução. Não quer isto dizer, que o simples facto de se colocar à disposição meios informáticos na sala de aula, se passe a aprender ou até mesmo a ensinar, de forma mais eficaz.
Os professores têm de deter conhecimento sobre as potencialidades pedagógicas das ferramentas informáticas disponíveis assim como das vantagens, limitações e riscos inerentes à sua utilização em contexto educativo.

O Magalhães não necessita de ser utilizado todos os dias. Pode ser utilizado para apoiar o trabalho nas várias áreas disciplinares.Contudo, as actividades realizadas com o computador deverão ser construtoras de significados para os alunos e para a turma.


Magalhães

Magalhães para os pequenotes

Sem comentários:

Enviar um comentário