domingo, 10 de janeiro de 2010

A televisão e a Escrita

As crianças de hoje em dia pertencem a uma geração que está rodeada de imensos jogos, meios audiovisuais e multimédia, acesso à internet, computadores e outros equipamentos electrónicos. Assim, estas têm acesso ao mundo de uma forma mais informada e interessante tornando-se pessoas mais cultas.

Existem inúmeros programas televisivos que de uma forma educativa tratam a Língua Portuguesa. Podemos então referir uma das melhores séries pedagógicas dos últimos anos (de que nos lembramos de assistir), a Rua Sésamo. Esta tinha como finalidade entreter as crianças mais novas e ao mesmo tempo possuía um carácter pedagógico, pois existiam várias alusões ao alfabeto, números, cores, formas, tolerância ética, entre tantos outros.


Este pequeno excerto da série mostra uma das formas em que esta série abordava a língua, tendo sempre em atenção, o grafismo:




Agora temos um exemplo de uma série educativa mais actual, a ilha das cores ainda em exibição na rtp2, podemos ver também a forma educativa como são tratados inúmeros temas para além da língua, tal como na Rua Sésamo.







Para além de séries e desenhos animados destinados a crianças, começaram a existir canais televisivos, exclusivamente, dedicados a crianças e jovens. Um deles é o canal Panda que para além de transmitir desenhos animados com a função de distrair e divertir a criança, começou a preocupar-se em criar algo mais educativo. Foi aí que surgiu, por exemplo, o projecto “O cd Panda Vai à Escola”. Esta é uma colecção de dezoito temas indicado, sobretudo, a crianças em idade pré-escolar. Estas faixas têm ritmos alegres e interactivos que promovem a aprendizagem do alfabeto, dos números, a expressão corporal, o vocabulário, o inglês e as regras de comportamento.






As faixas deste cd são um bom exemplo de que apesar de todas elas serem educativas e tratarem importantes temas nem todas são alusivos à Língua Portuguesa. Deixamos dois exemplos para que se divirtam…



Sem comentários:

Enviar um comentário