domingo, 10 de janeiro de 2010

Literacias e Cidadania



A partir dos textos: Globalização e cidadania: Reflexões Soltas, por Fernanda Botelho; Textos e literacias, por Fernanda Botelho; Novo conceito/Nova aprendizagem, por António Dias Figueiredo; Educação e novas tecnologias, por João Paz; Será k a lguagem ds testes tá a mudar?, por Barbara Wong elaborámos duas recensões, pertencentes a cada uma de nós. Nas nossas recensões evidenciamos a importância da globalização ligada às novas tecnologias de informação e o que esta junção tem originado.

As sociedades actuais cada vez mais, caracterizam-se pela globalização de informação e comunicação, consequência dos movimentos migratórios. O que resulta na aquisição de uma mentalidade diferente por parte dos cidadãos, originando mudanças culturais e civilizacionais. Visto isto, a educação terá de se adaptar a um mundo com, muita informação, multicultural, globalizado e veloz. Por outro lado a globalização estimula a aprendizagem de línguas valorizando-as e às respectivas culturas, o que se torna num meio de acesso ao outro e num instrumento pessoal e intercultural.
As novas tecnologias contribuíram, também, para a alteração do conceito de literacia, se antigamente o conceito de literacia significava que o indivíduo soubesse ler, escrever, contar, actualmente é um conceito muito mais complexo. Assim a literacia, actualmente, será uma competência conseguida quando as mensagens forem, verbais, através de imagens, sons, ou media, e suportadas pelas tic.

Recensão Inês
Recensão Zu

Fonte da imagem: http://www.lerparaver.com/files/imagens/literacia_digital.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário